Close

Ortopedia

A ortopedia consiste na especialidade médica responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar lesões que afetam o sistema locomotor, ou seja, todas as doenças e traumas que acometem os músculos, articulações, ossos e ligamentos tanto em adultos como crianças. Dessa forma, a ortopedia é uma especialidade que trata de todo o corpo, uma vez que esses tecidos e estruturas o compõe por completo.
Utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos músculos, dos tendões, articulações e ligamentos, e tudo o que relaciona-se ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas.
O ortopedista também atua na área de Medicina Esportiva. Uma especialidade que tem como principal intuito prevenir, acompanhar e se for necessário realizar tratamento de enfermidades que podem estar relacionadas com a prática do esporte.
Outra área que o médico ortopedista atua é na Medicina da Dor, que tem como principais objetivos reduzir e controlar a dor, auxiliando o paciente a retornar com suas funções diárias.
Atuando de forma multidisciplinar com outras áreas como a fisioterapia, a psiquiatria, a nutrição e a neurologia/neurocirurgia o médico ortopedista visa trazer ao seu paciente um tratamento amplo e adequado, retomando assim a qualidade de vida